Aguarde...

Benvindos Freguesia de Igrejinha - ArraiolosSiga-nos

Turismo

Igrejinha é uma simpática e pacata aldeia no concelho de Arraiolos, onde as pessoas são bastante curiosas e sabem dar uma boa festa típica destes meios em homenagem aos seus santos padroeiros.

Um passeio pela povoação mostra-nos uma terra tipicamente alentejana, com as suas casas térreas pintadas de branco e sublinhadas a amarelo ou azul nos rodapés e no enquadramento das janelas e portas.

A padroeira é Nossa Senhora da Consolação e em sua honra realizam-se as festas anuais no 1º fim de semana de setembro. Por esta ocasião destacam-se a procissão, arraial, recitação das tradicionais décimas e o festival pirotécnico.

Para além deste evento anual, realizam-se também anualmente, outras festividades de relevância na freguesia de Igrejinha

- A prova de vinhos, doces e sopas no Centro Social Recreativo de Cultura e Desporto

- Festa anual de aniversário do Centro Social Recreativo de Cultura e Desporto

- Marchas Populares do Centro Social Recreativo de Cultura e Desporto

Para além disso, durante o ano são comemoradas datas significativas com a realização de festejos, nomeadamente por ocasião do Natal, Carnaval, Páscoa, 25 de Abril, dia da criança entre outros.

 

LOCAIS A VISITAR:

• Igreja Paroquial de Igrejinha / Igreja de Nossa Senhora da Consolação (época de construção Sec. 16/17/18);

• Barragem do Divor situada numa zona com grande potencial para a observação de aves e onde também podem ser praticadas atividades desportivas e de lazer

• Museu Etnográfico e de Artesanato Genésio Pontes

• Circuito Pedonal "Igrejinha em Movimento"

• Existem na freguesia várias empresas da área vitivinícola todas elas com uma produção de vinhos de excelente qualidade

• Castelo do Mau Vizinho

• Antas

 

AS FONTES:

 

Antigamente e em alguns sítios, actualmente, a água era um bem ao qual se recorria através de fontes. É comum encontrar em aldeias fontes de abastecimento público para que as pessoas pudessem usufruir de água potável para as suas casas.

Em Igrejinha podemos encontrar duas fontes centenárias com alguma história e utilidade para quem ali reside.

 

FONTE PÚBLICA

A Fonte Pública já ultrapassa o século da sua existência e foi mandada construir pelo cidadão J.J.Franco para que a população pudesse usufruir de água potável.

 

Hoje em dia podemos observar grades de segurança nas suas ''janelas'' pois segundo a história local, muitas pessoas recorriam à mesma para porem fim à sua vida. No entanto, dispõe de uma torneira e um copo de metal para fornecer água (não potável neste momento) áqueles que necessitam para os seus animais, regas e afins.

 

TANQUE DO LEÃO

O Tanque do Leão, foi utilizado por várias gerações que se concentravam com cânticos e histórias para lavar a sua roupa. As mulheres da aldeia juntavam-se diariamente acompanhadas das suas crianças para se encontrarem, falarem dos eventos e acontecimentos da aldeia enquanto esfregavam a roupa, cobertores e lençóis nas bermas do tanque.

 

Nos dias de hoje, o tanque encontra-se preservado embora já não seja tão utilizado, mas sendo um marco na aldeia, a Junta de Freguesia continua a cuidá-lo para que a sua história não seja esquecida.

 

Quem passar por lá, pode ainda beneficiar do ''refresco do Leão'', pois a água que jorra da boca do leão de mármore é potável. Podem ainda reparar numa casa de arrumos posteriormente construída após ter sido erradicada a tuberculose na aldeia, seria ali um pequeno tanque exclusivo para serem lavadas as roupas de quem tinha a doença.

Este site utiliza cookies. Ao utlizar o website, confirma que aceita a nossa politica de privacidade.